Eric Henry Liddell (Nasceu em Tianjin, 16 de janeiro de 1902 — Morte Weifang, 21 de fevereiro de 1945), foi um atleta e missionário presbiteriano escocês radicado com sua família na China, onde nasceu e morreu.
Eric Liddell depois de mostrar uma promessa brilhante como um esportista completo no Elthiam College, Ele ganhou honras internacionais no rugby e no atletismo quando ingressou na Universidade de Edimburgo.
O atleta nascido na China após a Revolta dos Boxers, entrou pela primeira vez nos Campeonatos Escoceses aos 19 anos, em 1921, e marcou a primeira de suas cinco vitórias consecutivas nas provas de 100 jardas, 200 jardas e 220 jardas. Ele também venceu as 440 jardas em 1924 e 1925.
Liddell representou a sua universidade e a Escócia em inúmeras provas de atletismo e jogos de rugby. Em 1922 tomou parte em nada menos que sete jogos da seleção de rugby da Escócia, mas a falta de disponibilidade para continuar a competir em ambos os desportos levou-o a optar pelo atletismo, com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos de 1924. Selecionado para competir nos 100 e 200 metros pela seleção da Grã-Bretanha nos Jogos de Paris, Liddell chocou o mundo do desporto quando anunciou a sua desistência na prova do hectómetro, por motivos religiosos: as eliminatórias deveriam ser disputadas no dia 6 de julho, um domingo, o que Liddell de imediato recusou, muitos o rotulam como um traidor da pátria.
Liddell, substituiu os 100 metros pela dos 400 metros que era suas habilidades, onde viria a obter a medalha de ouro com o tempo de 47,6 segundos, à época recorde mundial. Arrecadou também, nesses Jogos, uma medalha de bronze nos 200 metros.
Após participar das Olimpíadas e concluir seu bacharelado em Edimburgo, Eric Liddell retornou ao norte da China, onde atuou como missionário nas cidades de Tianjin e Xiaochang entre 1925 e 1943.
Durante sua estadia na China, Eric foi ordenado pastor em 1932 e, em 1934, casou-se com Florence Mackenzie, de origem canadense. O casal teve três filhas: Patrícia, Heather e Maureen. Nas décadas de 1930 e 1940, a China era um território extremamente perigoso devido à invasão japonesa e aos conflitos subsequentes relacionados com a II Guerra Mundial. Nesse contexto, Liddell providenciou a evacuação de Florence e das filhas para o Canadá em 1941, mas permaneceu na China até ser internado em um campo de concentração japonês com outros cidadãos britânicos e norte-americanos em 1943.
Liddell, após os Jogos Olímpicos de 1924 de Paris, dedicou todas as suas energias à Igreja e se tornou uma lenda na Sociedade Missionária de Londres, mas em março de 1943 ele foi internado em um campo de concentração japonês. As privações sofridas no campo afetaram até mesmo os mais aptos, e Eric Liddell morreu em cativeiro aos 43 anos em 1945, provavelmente devido a um tumor cerebral e a um surto de febre tifoide.
A história de Eric Henry Liddell, foi roteirizada virando filme: Laçamento 1981 no cinema | 1h 59min | Drama, Histórico | Direção: Hugh Hudson | Roteiro Colin Welland | Elenco: Nigel Havers, Ian Holm, Isaac Bardavid | Título original Chariots of Fire (Carruagens de Fogo).