Assédio moral no trabalho Felix e Simone.
Félix – Como vai, cadela?
Simone – Se não gosta de mim, por que me chamou de volta, pra trabalhar com o senhor?
Félix – Pra te humilhar, cadela. Você pensa que eu esqueci a maneira como se despediu de mim, quando eu fui demitido do hospital? Você pisou em cima de mim com esses seus saltinhos baratos.
Simone – Desculpas.
Félix – Será que eu tomei caipirinha no cálice sagrado, pra ter que ouvir o seu pedido de desculpas? Sabe, minha cara, o momento melhor pra pedir desculpas é quando a pessoa que foi ofendida tá por baixo. Quando ela tá por cima, com o poder nas mãos, do que vale um pedido de desculpas?”.
Simone – O que pode fazer para ser perdoada.
Félix. – Será inútil qualquer tentativa de conquistar a minha simpatia, cadela.
Simone – Ela começa a chorar e Diz: Não me chame de cadela Dr Félix
Félix – Au, au.
No diálogo entre Félix e Simone da novela Amor à Vida podemos ver claramente que Simone sofre Assédio Moral no trabalho por parte de Félix que é seu superior hierárquico. Mas afinal o que é Assédio moral no trabalho?
Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Fonte: Hemerson Gomes Couto Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC. É especialista em direito da criança e do adolescente, Escritor, Blogueiro.