STF aprova quatro novas súmulas vinculantes

O STF aprovou na última quarta-feira (11) quatro novas súmulas vinculantes. Na verdade, os enunciados aprovados representam a conversão de quatro antigas súmulas “comuns” em vinculantes vejamos:

Súmula Vinculante 38: “É competente o município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.

Obs.: Trata-se da antiga súmula 645 do STF.

Súmula Vinculante 39: “Compete privativamente à União legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal”.

Obs.: Trata-se da antiga súmula 647 que dizia o seguinte “Compete privativamente à União legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do Distrito Federal.” Tendo sido apenas incluída a menção ao Corpo de Bombeiros Militar na redação da sumula vinculante 39.

Súmula Vinculante 40: “A contribuição confederativa de que trata o artigo 8º, IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo”.

Obs.: Trata-se da antiga súmula 666 do STF.

Súmula Vinculante 41: “O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa”.

Obs.: Trata-se da antiga súmula 670 do STF.

Curta e Indique nossa Fan Page JusRO para seus amigos e familiares.

About Redação da Revista JusRO

Revista Jurídica JusRO proporcionando desde 2008 um espaço dinâmico para a divulgação de noticias jurídicas, artigos jurídicos, trabalhos acadêmicos, roteiros de aulas. Torne-se um seguidor, contribua e participe você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *