Guardar os dentes de leite do seu filho pode salvar a vida dele no futuro

Perder os dentes de leite é algo muito marcante para as crianças. Elas ficam muito contentes, pois esse é um momento de orgulho, um sinal de que já estão maiores e ficando crescidos.

Um estudo de 2003 provou que a dentição de infância é rica em células-tronco, que são como protocélulas que podem ser cultivadas em vários tipos de células. Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda sua família.

Essa dentição pode salvar vidas e tratar várias doenças. Mas ela precisa ser colocada em nitrogénio líquido, num recipiente próprio de criopreservação. Claro que não os podemos guardar em casa. Mas, felizmente, já existem várias empresas que recolhem os dentes e os armazenam cuidadosamente. Quem poderia imaginar que os dentes de leite podiam ser tão poderosos?

A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos. Essas células-tronco são células jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto indicado para um futuro tratamento de doenças degenerativas.

Por que células-tronco da polpa do dente de leite são tão especiais?

A polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco. Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:

  • Miócitos: reparação do tecido muscular;
  • Cardiomiócitos: reparação do tecido cardíaco;
  • Neurônios e células da glia: reparação do tecido nervoso;
  • Osteócitos: reparação de ossos;
  • Condroblastos: reparação de cartilagem;
  • Células epiteliais: reparação da pele e da superfície ocular;

Não esqueça de espalhar essa notícia para com todos os pais que conhece você pode estar a salvar uma vida! Afinal de contas, compartilhar é uma atitude nobre!

About Redação da Revista JusRO

Revista Jurídica JusRO proporcionando desde 2008 um espaço dinâmico para a divulgação de noticias jurídicas, artigos jurídicos, trabalhos acadêmicos, roteiros de aulas. Torne-se um seguidor, contribua e participe você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *