40 Dicas para o Concurseiro Vencedor

Tags: ,

Sucesso não irá simplesmente cair em seu colo no momento em que fez a inscrição no concurso que deseja, porém, o sucesso de fato acontece, e pode acontecer com você também. Tudo que você precisa é um pouco de entusiasmo e motivação e muita preparação.

Apenas invista um pouco de tempo cada dia. Na jornada, você irá aprender algumas dicas e toques que tornarão suas poucas horas semanais de estudo mais produtivas.

1) CRIE UM COMPROMISSO TOTAL COM SEU PROGRAMA DE ESTUDO POR NO MÍNIMO UM ANO. Quer seja um comprometimento de seis horas por semana ou 40 horas por semana, faça questão de aderir a isto por pelo menos 12 meses completos.

2) PROCURE PASSAR 90% DO SEU TEMPO DEDICADO A MATERIAS MAIS COMPLEXAS. Tudo bem, ler livros de auto ajuda é excelente, mas o que realmente faz você passa são os livros específicos. A fé aparece nas ações.

3) APRESENTE A SEUS ESTUDOS PELO MENOS UMA a DUAS HORAS POR DIA. Se apenas tiver meia hora para estudar diariamente, passe esta meia hora estudando.

4) DEIXE QUE TODOS SAIBAM QUE VOCE ESTA ESTUDANDO.

5) MOTIVE: Pesquise novos projetos que poderão incentivar sempre seus estudos, através de vídeos, blogs, newsletters, etc.

6) MISTURE-SE COM CONCURSEIROS DE ALTO NÍVEL e Faça perguntas para eles sobre como tiveram sucesso. Conselhos grátis devem sempre ser apreciados e aceitos com braços abertos.

7) SEJA PERSISTENTE.  Não desista. Seja teimoso em obter o sucesso. Em nosso caso passar na prova. Thomaz Edison disse: “Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir os pensamentos numa direção e insistir neles até que faça alguma coisa”. Ele não teria nunca chegado à lâmpada se não tivesse tentado mil vezes alcançar seu objetivo. Se cai 7 vezes levante-se 8.

8) LIDERE PELO EXEMPLO. Nunca pare estudar.

9) MANTENHA A COISA SIMPLES.

10) MANTENHA-SE ATUALIAZADOS. Seja ativo!

11) SAIBA QUE NO NOSSO APRENDIZADO NÓS RETEMOS:

10% do que LEMOS

20% do que ESCUTAMOS

30% do que VEMOS

50% do que VEMOS E ESCUTAMOS (audiovisual)

70% do que OUVIMOS e LOGO DISCUTIMOS

90% do que OUVIMOS e LOGO REALIZAMOS

Utilize esses conhecimentos e toda a sua sensibilidade para melhorar sua aprendizagem e para perceber amplamente o universo ao seu redor.

12) CONCENTRE-SE NO QUE PODE FAZER, NÃO EM SEU RESULTADO. “Vim, vi e venci” (Júlio César). Tenha determinação e conquiste disciplina nos seus horários de estudo, de aulas etc.

13) NÃO ACEITE “NÃO” COMO RESPOSTA FINAL.  Não se estuda nem se faz um curso para passar, sim, até passar.

14) ESTUDE EM PROJETOS DE ALTA PRIORIDADE. Estes produzem o maior retorno, porém, sempre deixe tempo para coisas menos importantes que são essenciais.

15) ORGANIZE SEUS ARQUIVOS de modo que possa localizar qualquer informação em 30 segundos. Você nunca sabe quando vai precisar daquele material sobre algo que arquivou em sabe Deus onde.

16) ESTABELEÇA METAS DIÁRIAS, SEMANAIS, MENSAIS E ANUAIS. Lembre-se, metas são simplesmente sonhos com data limite, assim, faça o que for necessário para realizá-las. Estudar com metas é um dos segredos dos concurseiros vencedores.

17) NÃO PASSE RUMORES NEGATIVOS! Pare todo rumor negativo que ouça indo direto à fonte e descobrindo as coisas por si mesmo (a).

18) ESTUDO DESENVOLVIMENTO PESSOAL: Escute fitas motivacionais, leia livros e assista a vídeos feitos por superstars do Concurseiros. É sempre necessário estar melhorando suas habilidades.

19) ASSINE REVISTAS DE CONCURSO OU DA SUA AREA ESPECIFICA.

20) EXPANDA SUA MENTE. Pense grande, aja grande, e em breve, sua mente será grande! Não se limite.

21) INVISTA DINHEIRO EM COISAS QUE IRÃO TRAZER MAIS BENEFÍCIOS. Muitas coisas, tais como comprar um livro sobre o ramo, podem não parecer que irão passar no concurso, porém só irão aumentar o seu desenvolvimento pessoal. Pense nisso.

22 AGENDE TAREFAS IMPORTANTES para a hora do dia em que você estude melhor. Para muitas pessoas, é de manhã, mas encontre a hora em que você está melhor e encaixe coisas importantes nela.

23) SAIBA QUE SE OUTROS PODEM FAZER ISSO, VOCÊ TAMBÉM PODE. Na maior parte das vezes, não há nada impedindo você de chegar lá, a não ser você mesmo. Deixe-se ir em frente e realize seu pleno potencial.

24) DÊ A SI MESMO (A) UMA RECOMPENSA por atingir suas metas, e uma penalidade por não realizá-las.

25) DIVIRTA-SE BASTANTE EM SEU ESTUDO! Isto vai manter seu espírito elevado.

26) Esteja certo de incluir as principais palavras e conceitos, quando começa a estudar. ESCREVA UM RESUMO DO QUE IRÁ FAZER.

27) ESCREVA PARA SI MESMO UM COMERCIAL DE 30 SEGUNDOS respeito do concurso porque quer passar.

28) DECIDA HOJE QUE VOCÊ VAI TER SUCESSO. Faça o que for preciso fazer para ter sucesso, e nunca se deixe pensar nem por um minuto que não terá sucesso. Copie as pessoas de sucesso, respire sucesso, ande ereto, sorria e a resposta das pessoas mudará, ao sentirem sua atitude de sucesso.

29) CRIE UM PLANO HOJE. Decida quantas horas e dinheiro irá investir, nos seus estudos e siga este plano.

30) OBTENHA AS FERRAMENTAS CORRETAS PARA ESTUDO: um vade-mécum, livros, apostilas, cursinhos.

31) SIGA EM SEU PRÓPRIO RITMO.

32) OS ESTUDOS NÃO TERMINA NO DIA DA PROVA, O ESTUDO TERMINA quando você passa. O concurseiro vencedor não estuda para passa ele estuda até passar.

33) MANTENHA BOAS RELAÇÕES COM TODOS QUE ENCONTRAR. Um pessoa numa faculdade diferente pode não ser ideal para você agora, mas quem sabe onde ele/ela estará dentro de alguns anos?

34) PRATIQUE O TREINAMENTO DO ESPELHO: Pratique afirmações positivas em frente ao espelho diariamente. Examine seus gestos, a maneira como fala e gesticula, treine o magnetismo do olhar, etc. excelentes para as provas orais.

35)  EVITE EXAGEROS EXCESSIVOS.

36) VARIE OS SEUS MÉTODOS DE ESTUDO e persistam até descobrir quais são os que funcionam melhor para você.  Se ela não dá muito certo, desistem dos concursos. Isto é uma tremenda falta de senso do concurseiro é teste.

37) UM PLANO DE ESTUDO ABRANGENTE, utilizando vários recursos de estudo.

38) O VERDADEIRO SEGREDO DO SUCESSO: Persistência. Quem persiste, consegue seus objetivos.

39) REPETIÇÃO E REVISÃO PERMANENTES. Nosso cérebro não é HD da Intel, embora seja o único que pode construí-lo. Ninguém consegue assimilar todo conhecimento no primeiro contato com um determinado tema. Revisar permanentemente o que se aprendeu é fundamental.

40) SAIBA SE COMUNICAR. Vivemos não só a era da informação senão também a da comunicação. Ter a informação e não saber comunicá-la (expressá-la) é praticamente a mesma coisa que não a ter. Comunicação verbal e por escrito. Conquiste essas habilidades, treinando o quanto for necessário. Construa sempre frases objetivas. Seja claro e objetivo nas suas exposições. Sujeito, verbo e complemento, sem rodeios e tergiversações cansativas e prolixas.

Com essas 40 dicas tenha um bom estudo, lembre-se não estude para passar estude até passar. Na palavra de Deus no livro de Habacuque Cap. 3 vs. 17 – 18 diz que:

Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador.

Então caros Concurseiros vencedores “CARPE DIEM”. Aproveite o dia dá melhor maneira possível, organizando as suas tarefas diárias e aproveitando o tempo para estudar, divertir com amigos e familiares e trabalhar. Bons estudos!

Referências bibliográficas:

Dicas e anotações de várias palestras, workshops, treinamentos motivacionais na área do direito, empresarial e motivacionais, leituras de diversos livros e pesquisas na web.


Envie sua Sugestão de pauta, denúncia, fotos, videos, piadas, contos, historias e artigos para o WhatsApp: + 55 (69) 99987-6863. Não se esqueça de se identificar.


Conheçam, Acompanhem, CURTAM: JusRO 

About Hemerson Gomes Couto

Hemerson Gomes Couto. Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC, Especialista em direito da criança e do adolescente, Conselheiro Tutelar 2009 - 2011, Escritor, Blogueiro, Advogado. E-mail: hemerson@hgc.adv.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *