10 filmes para refletir sobre o trabalho infantil

 

  1. Ausência (2014), de Chico Teixeira

Ausencia

“Ainda inédito nos cinemas, mas já exibido em festivais, inclusive no exterior.

Em São Paulo, um menino que trabalha em uma barraca de feira vive ritos de passagem.” O trailer ainda não está disponível, mas é possível seguir o Facebook Oficial da obra.

  1. 10 Centavos (2007)

Curta-metragem de Cesar Fernando de Oliveira disponível no Porta Curtas, sobre o cotidiano de um menino que trabalha como guardador de carros no centro histórico de Salvador.

  1. Carreto (2009)

Curta-metragem de Cláudio Marques e Marília Hughes também disponível no Porta Curtas, sobre a amizade entre um menino que trabalha como carreto, usando um carrinho de pedreiro, e uma menina.

  1. Crianças Invisíveis (2005)

Longa-metragem em episódios sobre a infância em diversos países. O episódio brasileiro, ‘Bilu e João’, dirigido por Kátia Lund, trata de duas crianças que se inserem no mundo do trabalho em São Paulo.

  1. Daens – Um Grito de Justiça (1992), de Stijn Coninx

No final do século 19, um padre católico decide enfrentar os proprietários de uma fábrica na qual trabalham crianças e adultos em condições desumanas. A íntegra do filme está disponível em duas partes: 1 e 2, com legendas em português.

  1. Extra! Extra! (1992), de Kenny Ortega

Extra! Extra! 1992 de Kenny Ortega

Extra! Extra! é um musical da Disney baseado em uma greve dos chamados newsies. Estes eram meninos que vendiam os jornais. Eles iam todos os dias bem cedo na sede do jornal e compravam vários exemplares, que depois vendiam pela cidade.

Em 1899, em Nova Iorque, eles fizeram uma grave, pois o preço pelo qual compravam os jornais aumentou. A paralisação durou duas semanas e acabou após o acordo de que os veículos comprariam os exemplares que não fossem vendidos.

Os jornais que possuíam os preços altos para os newsies eram o New York World e o New York Morning Journal. O dono do World era o famoso Joseph Pulitzer, aqui interpretado por Robert Duvall, de O Poderoso Chefão.

  1. Gomorra (2008), de Matteo Garrone

O Filme Gamorra baseado em livro-reportagem de Roberto Saviano, reconstitui a presença do crime organizado no sul da Itália e o aliciamento de crianças e jovens.

  1. Infâncias Roubadas 

O Documentário Infâncias Roubadas (2005), de Len Morris e Robin Romano faz um mapeamento do trabalho infantil no mundo, que correspondia, naquele momento, a cerca de 246 milhões de crianças presentes na escala inferior da economia global. Veja o Trailer.

  1. Nascidos nos Bordéis

Documentário Nascidos nos Bordéis (2005), de Zana Briski e Ross Kauffman realizado por cineastas que viveram na região de prostituição de Calcutá e estabeleceram laços com as crianças que nasceram ali.

  1. Tartarugas Podem Voar (2004), de Bahman Ghobadi

Logo depois da invasão do Iraque por tropas dos EUA e aliados, um menino curdo que vive em um campo de refugiados na fronteira com a Turquia lidera um grupo de crianças que recupera e negocia minas não-detonadas.


Curta a página oficial Canal Conselho Tutelar no facebook e indique para seus amigos e familiares.

About Redação da Revista JusRO

Revista Jurídica JusRO proporcionando desde 2008 um espaço dinâmico para a divulgação de noticias jurídicas, artigos jurídicos, trabalhos acadêmicos, roteiros de aulas. Torne-se um seguidor, contribua e participe você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *